Todo começo de mês, sua secretária abre a agenda de consultas, certo? A partir daí, ela marca dia e hora para os pacientes irem até você. Pronto. Este gesto simples é parte do seu planejamento de atendimento. A partir dele você tem uma visão de consultas, procedimentos e tempo livre a cada mês. Sem a agenda, sua vida profissional e pessoal seriam um caos.
Este é o mesmo princípio do planejamento contábil. Organizar e evitar danos à saúde financeira da sua empresa.
Para evitar o caos na saúde financeira da sua clínica, é preciso fazer um planejamento contábil. Este planejamento é uma prática administrativa para elaborar, executar, acompanhar e avaliar a gestão financeira da empresa. Evite trabalhar longos períodos sem ver o seu faturamento valendo a pena.
O Brasil possui diversos impostos. Alguns de ordem federal, outros estadual e temos ainda os municipais. É preciso ter claro quais se aplicam à sua clínica. O percentual de cada um e quanto isso vai custar a cada mês.
Faturamento, fluxo de caixa, folha de pagamento, despesas fixas e variáveis estão relacionadas diretamente com os impostos.
Antes de mais nada, um bom planejamento começa por um objetivo. O que você quer para a sua clínica em um ano, ou dois, por exemplo? A partir desta definição, as metas para alcançar os objetivos são traçadas.
Imagine que você quer fazer uma reforma em 6 meses. O que será preciso fazer? Contratar arquiteto, empreiteira, mão-de-obra, fazer orçamentos, entre outras coisas. A reforma precisaria estar inserida no seu planejamento contábil. Afinal, ela implica em custos, pagamentos, mão-de-obra e cálculo de impostos.
Sejam documentos físicos ou digitais, é preciso ter tudo arquivado e ordenado. Em clínicas, além da documentação comum a qualquer tipo de empresa, temos as guias de plano de saúde. Manter a organização e o fácil acesso a elas é importante para o controle de receitas.
Muitos dos seus pacientes podem ainda precisar das notas fiscais para abatimento no imposto de renda ou reembolso das seguradoras. Mais importante ainda é ter esses documentos à mão para realizar a contabilidade da clínica.
É muito comum, e igualmente danoso, misturar contas pessoais e empresariais. É preciso ter um pró-labore. O seu salário como membro da clínica. O que entra de receita pertence à empresa e não a você. Não fazer distinção mascara realidade de um e de outro. Aguarde o momento certo para receber os lucros referentes à sua porcentagem na sociedade.
Estas dicas deixam claro que a tarefa de realizar um planejamento contábil não é fácil. Há minúcias em cada ação necessária. Por isso, nossa última dica é ter um assessoramento profissional. Um especialista em contabilidade contribui com eficiência e agilidade no planejamento, na execução e no acompanhamento da gestão financeira.
Cuide da saúde dos seus pacientes e deixe um contabilista cuidar da saúde do seu negócio através de um planejamento contábil. Para mais dicas e informações acesse nosso blog e nos siga em nossas redes sociais.
Siga-nos nas mídias sociais para saber mais sobre procedimentos estéticos.