Fundo laranja

Conheça a importância da contabilidade para clínicas de saúde

Cada pessoa tem seus talentos. Médicos e demais profissionais de saúde são especializados em curar e proporcionar bem-estar ao seu humano. No entanto, no contexto de uma clínica, outras necessidades serão demandadas e muitas áreas de atuação diferentes se encontrarão. 

Estamos falando da gestão da clínica que envolve recursos humanos, administração e contabilidade. Este artigo vai se concentrar exclusivamente nessa última área, que requer conhecimentos e técnicas específicas para o seu bom desempenho. 

Em outras palavras, sem uma contabilidade adequada facilmente uma clínica, por melhores profissionais que atuem nela, correria sérios riscos na continuidade dos negócios. 

Por que a contabilidade é tão importante? 

São muitas as vantagens de manter um olho sempre atento à contabilidade de sua clínica. Antes mesmo de iniciar as operações, no momento de abertura, é preciso decidir que tipo de empresa e sociedade será estabelecida. Além disso, é preciso adequar todo o processo ao que exige o Conselho Federal de Medicina ou os demais órgãos de classe. 

Outro ponto fundamental que a contabilidade será determinante é a adequação ao melhor regime tributário. O conhecimento na área é necessário para escolher o ajuste correto para que se pague menos impostos ao mesmo tempo que se está totalmente quite com as receitas Federal e Estadual.

A contabilidade também precisa conversar diretamente com a área de Recursos Humanos da clínica, já que a contratação de pessoal, terceirizados ou não, demandará pagamento de tributos, folha de pagamento, impostos e demais benefícios que incidirão diretamente na organização contábil da empresa. 

Observe que cada um desses momentos uma assessoria contábil será valiosa para a manutenção e prosperidade do negócio. Isso porque, como falamos anteriormente, os talentos de médicos e demais profissionais de saúde devem se voltar para sua atividade fim. 

A contabilidade em uma clínica de saúde é uma atividade meio. Mas não menos importante por essa razão. Ao contrário, uma gestão financeira deficitária trará sérios riscos à saúde da clínica. 

O que considerar na contabilidade para clínicas? 

Veja abaixo onde a contabilidade é útil na sua empresa. Muitas vezes, o escopo de atuação contábil é bem maior do que imaginamos a princípio. 

  • Fluxo de caixa – sistematizar entradas e saídas de capital é a base de qualquer negócio. A contabilidade correta permite entender esse fluxo, observar os cenários e traçar planos financeiros para corte e direcionamento de gastos quando preciso.
  • Estoque – o controle de estoque é fundamental para o andamento cotidiano das operações. Uma boa gestão passa pela compra de insumos adequadas à realidade, evitando desperdícios e proporcionando um uso mais racional dos recursos por meio de acompanhamento atento e constante.
  • Capital de giro – controlar o capital de giro garante ter dinheiro em caixa para pagar todas as despesas independentemente dos recursos que entraram em certo período. A manutenção do capital de giro também é necessária para investimentos de longo prazo e ampliação dos negócios. 

Observe o quanto a contabilidade está entrelaçada com as operações diárias da empresa e o quanto ela é necessária nos mais diversos assuntos da clínica – desde a abertura até o momento de expansão futura. 

Como é uma área de saber bastante específica que requer conhecimento técnico recomendamos fortemente uma boa assessoria contábil para garantir a continuidade e a saúde dos seus negócios. 

Conheça a Sistêmica e nos siga nas redes sociais para saber mais sobre o mundo da contabilidade.