Fundo laranja

Desconto no IPTU 2022 do Recife já pode ser solicitado

Atenção: Em novembro, indique seus imóveis para abatimento no IPTU!

Os contribuintes poderão indicar seu Imóvel para Abatimento do IPTU, com a utilização dos créditos obtidos por meio da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, deverá ser feita no período de 1 a 30 de novembro de 2021.

Os créditos acumulados poderão ser usados para abatimento de até 50% do IPTU. Entre 1 a 30 de novembro de cada ano você indicará os imóveis para receber o benefício.

É preciso está adimplente com o tributo municipal para poder ter acesso às possibilidades de abatimento.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Finanças, oferece dois benefícios no IPTU: 10% de desconto no pagamento em cota única e redução de até 50% no valor de um imóvel a partir dos créditos gerados pela inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

Descontos no IPTU 2022

O contribuinte poderá aderir aos benefícios de descontos do IPTU 2022, de duas formas:

A primeira possibilidade é utilizar os créditos que são gerados quando o contribuinte informa o CPF na NFS-e ao adquirir serviços no Recife. Ele recebe um crédito de 30% do valor pago do Imposto Sobre Serviço (ISS). Assim, pode fazer o direcionamento desses créditos para abatimento

O crédito é gerado automaticamente quando o contribuinte informa seu CPF em vários estabelecimentos, como academias, hotéis, faculdades, salões de beleza e hospitais. Ele é gerado pelas notas fiscais emitidas até 31 de outubro de 2021.

O contribuinte pode acessar o site nfse.recife.pe.gov.br para consultar seu crédito. Caso não tenha cadastro, é possível fazer pela própria plataforma.

“No mesmo site, o contribuinte pode indicar o imóvel que receberá o desconto gerado pelos créditos. Cada imóvel pode receber até 50% de desconto. Caso o contribuinte ainda tenha mais crédito, ele pode indicar outro imóvel ou guardar para o próximo ano, já que é válido por até cinco anos”, explicou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

No mês de janeiro, quando o boleto do IPTU estiver disponível, ele já estará no valor do abatimento do crédito. Ainda há outra possibilidade: se o contribuinte optar por pagar o imposto de 2022 em cota única até o dia 10 de fevereiro, ele ainda receberá 10% de desconto. “Mesmo se ele não tiver crédito gerado pela NFS-e, ele também poderá receber os 10% de abatimento nas condições de pagamento em uma única vez”, complementou a secretária.

Através do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), a prefeitura está oferecendo descontos de até 100% nos juros e nas multas dos débitos com o tributo. O contribuinte é considerado adimplente se pagar o débito em cota única ou se pagar a primeira parcela da negociação.