Fundo laranja

Sabia que a reforma de sua clínica pode causar dedução no Imposto de Renda?

A dedução do Imposto de Renda é uma preocupação de muitos brasileiros, principalmente, quando descobrem as possibilidades disponíveis. 

Para quem ainda não entende muito bem, basicamente, o Imposto de Renda é uma declaração dos valores recebidos durante o ano para identificar os tributos pagos relacionados à renda da pessoa. 

Sendo assim, a Receita Federal solicita que envie os gastos e ganhos anualmente para o acompanhamento e cobrança dos tributos corretos

-> Como declarar o Imposto de Renda: saiba tudo sobre o assunto! 

Esses valores contribuem para o desenvolvimento do país, seja em educação, saúde e outros serviços públicos para a população. Dessa forma, o manual do órgão estabelece algumas regras relacionadas ao que pode diminuir a cobrança, entre elas: a reforma de imóveis

Existem algumas particularidades e este artigo vai explicar um pouco melhor sobre como funciona e como deve ser feito, respondendo às principais dúvidas. 

Por que as reformas da minha clínica podem ser deduzidas do Imposto de Renda? 

As reformas feitas em um imóvel alteram o custo de aquisição dele, sendo apenas válidas quando são comprovadas em documentação hábil e idônea. 

Assim, as melhorias no ambiente, se forem permitidas diante das regras da Declaração de Bens e Direitos, diminuem o valor do tributo que deve ser pago no momento da venda

Quando são aceitas as reformas de imóveis no Imposto de Renda? 

Entre as regras, deve ser declarada nos rendimentos do ano se for: 

  • Construção ou ampliação do imóvel; 
  • Pequenas obras, como pinturas, reparos em azulejos, encanamentos, pisos e paredes; 
  • Obras públicas, como revestimento de calçadas, colocação de meio-fio, sarjetas, pavimentação de vias, instalação de redes de esgoto e de eletricidade; 
  • Entre outros! 

Apesar desses pontos, não é necessário mencionar se os gastos forem com paisagismo, mobília ou decoração, por exemplo. 

Como declarar os gastos da reforma do imóvel no Imposto de Renda? 

Para declarar é bem simples: basta entrar na aba de Bens e Direitos e somar o valor da despesa ao custo de aquisição do imóvel. 

No momento da venda, utiliza-se o Programa de Apuração de Ganhos de Capital. Lá, serão indicados toda a operação financeira, como pagamento, valor do local, a forma de aquisição e informações técnicas, sendo transferidos posteriormente para o IRPF. 

Se tiver lucro entre o custo de aquisição do imóvel e o valor de venda, o responsável terá que pagar 15% em cima dessa mudança, conhecida como lucro imobiliário.

Invista na clínica dos sonhos 

A partir dessas informações, é possível perceber que existem muitos pontos positivos em reformar o espaço de trabalho. A reforma de uma clínica, por exemplo, melhora a qualidade do trabalho dos funcionários, a experiência do cliente e traz ainda mais valor para os profissionais que estão presentes nela. 

É um investimento que vai além da parte estética e oferece bem-estar para todos.  Se desejam transformá-la, seja em pequenos ou grandes detalhes, é importante declarar no Imposto de Renda. E, para isso, a Sistêmica Contabilidade tem uma equipe experiente, oferecendo as melhores soluções para a gestão do patrimônio de pessoas físicas e jurídicas.

Entre em contato com um dos nossos consultores!