A dedução do Imposto de Renda é uma preocupação de muitos brasileiros, principalmente, quando descobrem as possibilidades disponíveis.
Para quem ainda não entende muito bem, basicamente, o Imposto de Renda é uma declaração dos valores recebidos durante o ano para identificar os tributos pagos relacionados à renda da pessoa.
Sendo assim, a Receita Federal solicita que envie os gastos e ganhos anualmente para o acompanhamento e cobrança dos tributos corretos.
-> Como declarar o Imposto de Renda: saiba tudo sobre o assunto!
Esses valores contribuem para o desenvolvimento do país, seja em educação, saúde e outros serviços públicos para a população. Dessa forma, o manual do órgão estabelece algumas regras relacionadas ao que pode diminuir a cobrança, entre elas: a reforma de imóveis.
Existem algumas particularidades e este artigo vai explicar um pouco melhor sobre como funciona e como deve ser feito, respondendo às principais dúvidas.
As reformas feitas em um imóvel alteram o custo de aquisição dele, sendo apenas válidas quando são comprovadas em documentação hábil e idônea.
Assim, as melhorias no ambiente, se forem permitidas diante das regras da Declaração de Bens e Direitos, diminuem o valor do tributo que deve ser pago no momento da venda.
Entre as regras, deve ser declarada nos rendimentos do ano se for:
Apesar desses pontos, não é necessário mencionar se os gastos forem com paisagismo, mobília ou decoração, por exemplo.
Para declarar é bem simples: basta entrar na aba de Bens e Direitos e somar o valor da despesa ao custo de aquisição do imóvel.
No momento da venda, utiliza-se o Programa de Apuração de Ganhos de Capital. Lá, serão indicados toda a operação financeira, como pagamento, valor do local, a forma de aquisição e informações técnicas, sendo transferidos posteriormente para o IRPF.
Se tiver lucro entre o custo de aquisição do imóvel e o valor de venda, o responsável terá que pagar 15% em cima dessa mudança, conhecida como lucro imobiliário.
A partir dessas informações, é possível perceber que existem muitos pontos positivos em reformar o espaço de trabalho. A reforma de uma clínica, por exemplo, melhora a qualidade do trabalho dos funcionários, a experiência do cliente e traz ainda mais valor para os profissionais que estão presentes nela.
É um investimento que vai além da parte estética e oferece bem-estar para todos. Se desejam transformá-la, seja em pequenos ou grandes detalhes, é importante declarar no Imposto de Renda. E, para isso, a Sistêmica Contabilidade tem uma equipe experiente, oferecendo as melhores soluções para a gestão do patrimônio de pessoas físicas e jurídicas.
Entre em contato com um dos nossos consultores!