Fundo laranja

Regime de Caixa e Regime de Competência: o que devo saber para tomar a decisão?

Você sabia que as empresas optantes pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido podem escolher o regime contábil, se pelo Regime de Caixa ou Regime de Competência, para fins de tributação das suas receitas de vendas ou prestação de serviços?

Que a opção equivocada pode significar o sucesso ou insucesso do seu negócio?

Imagine que você realize vendas ou preste serviços hoje a para receber daqui a 90, 120 ou 180 dias, mas tenha que pagar todos os impostos no próximo mês, e que na hora do recebimento seu cliente lhe peça um adiamento do prazo, situações como essa acontece com sua empresa? E o que você faz?… pega giro com o banco, não paga os impostos e deixa juros e multas rolando ou aporta mais recurso na empresa, para pagar os impostos em dia? Pois bem, isso de forma simples e resumida é o Regime de Competência.

Agora pense, você realizando suas vendas, prestando seus serviços, para receber nos mesmos prazos, e só pagando os impostos com 30 dias após o recebimento de cada parcela, esse é o Regime de Caixa.

Pois bem na hora de abrir uma empresa, uma das primeiras decisões necessárias é determinar o regime contábil: Regime de Caixa ou de Competência. Provavelmente você não sabe qual a melhor opção. Calma!… a SISTEMICA vai entender o seu negócio e sugerir onde você vai ter a melhor contabilidade e minimizar o desembolso dos seus impostos.

Então por que todo mundo não opta pelo regime de caixa, invés do regime de competência?

  • Somente empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido podem optar pelo Regime de Caixa ou Competência.
  • A opção pelo Caixa ou Competência é válida para todo o exercício, ou seja, a empresa poderá mudar de opção, somente uma vez ao ano no período correto.
  • O que determina a opção é a escolha do regime de tributação seguida da escolha da apuração. Se o IRPJ e CSLL são apurados pelo Regime de Caixa, obrigatoriamente o PIS e COFINS também o será. Não sendo possível um tributo estar no Regime de Competência e os demais no Regime de Caixa, por exemplo.

Então e só optar pelo regime de caixa e está tudo certo?

Não e bem assim toda situação tem dois lados o regime de competência também tem suas vantagens, uma delas e ter peças contábeis que representam as operações na data do seu acontecimento.

Já o regime de caixa por sua vez exige que a empresa tenha alguns pontos de atenção e sua administração como:

  • Maior controle interno do Contas a Receber da empresa e da movimentação financeira.
  • Não permitida para Lucro Real e Arbitrado.
  • Não traz vantagens para o fluxo de caixa para quem possui recebimento de forma linear.

Tem mais dúvidas sobre regime de caixa e regime de competência?

Procure a SISTEMICA que nosso time vai te dar todo o suporte nas suas melhores escolhas para sua empresa.